SENAI-SP mostra aplicações de IoT, Inteligência Artificial e Metaverso para a indústria em evento sobre o 5G

14/03/2023 - atualizado às 10:23 em 17/03/2023

Painel online “5G fortalecendo a 4ª Revolução Industrial” abordou benefícios e desafios do mercado corporativo brasileiro na adoção de novas tecnologias

Ao lado de algumas das principais lideranças do setor de tecnologia do País, o SENAI-SP participou, no dia 09 de março, do 5G Summit. No painel 4ª Revolução Industrial, o coordenador do Centro de Conectividade – SENAI-SP, Prof. Dr. Rodrigo Vieira dos Santos, pôde mostrar como a instituição já está preparada para o futuro do 5G nas indústrias – e, inclusive, já o torna presente. Também participaram do debate o gerente de Inovação, Geração de Valor e Experiência do Cliente da John Deere (empresa de desenvolvimento tecnológico para o campo), Leandro Carrion; e o vice-presidente da KORE – Brasil (empresa especializada em IoT), Sergio Souza.

Rodrigo descreveu a trajetória do SENAI-SP que, desde 2018, já mira na Conectividade e na Indústria 4.0. Um grande exemplo é a planta da unidade de São Caetano do Sul, que abarca um chão de fábrica 4.0, totalmente digitalizado e automatizado. Tal ambiente já possui seu “gêmeo digital”, como chama. Através de uma experiência imersiva (Metaverso), a planta é acessível em qualquer lugar do mundo e assim é possível acompanhar processos e gerenciar e monitorar equipamentos e robôs remotamente. Alunos e professores também fazem o acesso remoto ao laboratório. Segundo o Rodrigo, trata-se de um desdobramento da importância do ensino remoto – impulsionado pela pandemia – mas proporcionando a prática através do Metaverso e Realidade Aumentada.

Os “gêmeos digitais”, além de contribuírem para a capacitação profissional, também podem aprimorar a gestão de indústrias por meio de um controle cada vez mais preciso e uma maior previsibilidade de dados com o acompanhamento em tempo real, principalmente na rede 5G. “Os benefícios do 5G estão em três pilares: maior velocidade de transmissão, possibilidade de grande quantidade de dispositivos, e menor tempo de respostas (latência)”, descreve Rodrigo. 

Para os debatedores, o 5G ainda apresenta alguns desafios na implantação no Brasil, como infraestrutura e cobertura das operadoras, questões regulatórias e custo, mas muitas tecnologias podem e devem ser agregadas pelas indústrias, mesmo com outras redes. “A automatização de uma simples máquina pode trazer ganhos de produtividade para microempresas, por exemplo, por usos simples de IoT”. Para ilustrar, ele mostrou uma máquina de sorvetes do laboratório do SENAI Alimentos que, sendo monitorada em um dashboard à distância, possibilitou o acompanhamento de receitas e aumentou sua produtividade.

O coordenador do Centro de Conectividade explicou que o SENAI-SP realiza pesquisas constantes em parceria com empresas que desencadeiam no desenvolvimento tecnológico para a indústria, por meio dos Institutos de Tecnologia e Inovação, e na capacitação de profissionais. Ele salientou a oferta de cursos gratuitos, como o Desvendando o 5G, que dá um aspecto geral da tecnologia, mas tanto outros disponíveis nas unidades do SENAI-SP, que abarcam Realidade Aumentada e IoT, entre outros. Eles podem ser consultados no site.  

A íntegra do debate e demonstrações de soluções do SENAI-SP pode ser assistida em: https://tiinsideplay.com.br.