SENAI-SP e Green Eletron fecham parceria para coleta de pilhas em todas as unidades do estado

21/11/2022 - atualizado às 17:35 em 28/11/2022

GreenEletron - descarte pilhas

92 escolas e mais de um milhão de pessoas serão beneficiadas pelo projeto que visa à educação ambiental, além do correto descarte do material

 

São Paulo (SP), novembro de 2022 - Alunos e funcionários das escolas do SENAI-SP em todo o estado de São Paulo serão orientados para a realização do descarte ambientalmente correto de pilhas e eletroeletrônicos. As unidades escolares já podem descartar os resíduos, gerados pelo processo educacional, com a empresa Green Eletron, gestora sem fins lucrativos da logística reversa desses itens.

Mais de um milhão de jovens em 92 escolas serão beneficiados com ações e eventuais campanhas, que transformam as unidades do SENAI-SP em Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de lixo eletrônico. Este é um projeto piloto que deve ser replicado em outras localidades do Brasil. 

Segundo o gerente de Infraestrutura e Suprimentos do SENAI-SP, Getulio Rocha Junior, essa parceria tem como foco principal o movimento circular, com ações educacionais que serão desenvolvidas em todas as unidades, bem como o descarte adequado seguindo normas ambientais. “A intenção é que este tema permeie toda a nossa rede e faça parte do dia a dia dos nossos estudantes e da comunidade escolar como um todo. O movimento circular e a economia de baixo carbono veio para ficar e nós do SENAI-SP, através da disseminação de ações como esta, acreditamos que podemos contribuir muito na mudança de mindset da sociedade”, define.

Relatório da Universidade das Nações Unidas mostrou que o Brasil descartou, apenas em 2019, mais de 2 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos, sendo que menos de 3% disso foi reciclado. O lixo eletrônico é um dos desafios da gestão de resíduos em todo o planeta, já que o número de dispositivos desse tipo cresce a cada ano. Além de sobrecarregar os aterros sanitários, os componentes químicos são prejudiciais ao meio ambiente caso descartados e manuseados de forma incorreta, com potencial de contaminação do solo e de cursos d’água. Também representam um grande desperdício, já que, quando reciclados, eles podem ser convertidos em matéria-prima para diferentes indústrias. Afinal, insumos são recursos limitados na natureza e o descarte correto permite o seu reaproveitamento e a diminuição das emissões de CO2.

 

Sobre a Green Eletron

A Green Eletron é uma entidade gestora para a logística reversa de produtos eletroeletrônicos e pilhas. A organização sem fins econômicos ou lucrativos, fundada em 2016 pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), atende à demanda crescente de empresas, governo e sociedade, pela criação de alternativas para a coleta e tratamento adequado dos eletroeletrônicos em seu fim de vida e cumprimento da Lei 12.305/2010 PNRS - Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A Green Eletron criou um sistema coletivo para gerenciar toda a logística reversa de suas associadas, o qual envolve desde a coleta até o envio de aparelhos eletroeletrônicos e pilhas para recicladoras, responsáveis por transformar estes produtos em matéria-prima para a fabricação de novos produtos pela indústria. Hoje, a Green Eletron conta com dezenas de empresas associadas, fabricantes, importadoras e distribuidoras de eletroeletrônicos e pilhas, além de contar com a parceria do comércio varejista onde são instalados os PEVs para recebimento dos produtos após sua vida útil.

 

Sobre o SENAI-SP

O SENAI-SP tem a missão de promover o desenvolvimento sustentável do País, elevando a competitividade da indústria por meio de educação profissional, inovação e tecnologia. Oferece capacitação profissional em mais de 30 setores industriais em todo o Estado de São Paulo, com 92 escolas fixas e 78 móveis, além de 16 faculdades e centenas de cursos online. São mais de um milhão de matrículas por ano.

Também entrega soluções tecnológicas com inovação e tecnologia às indústrias por meio de pesquisadores e uma ampla rede de plataformas tecnológicas. As soluções são customizadas para cada empresa, com o objetivo de elevar a produtividade e competitividade, como por exemplo, por meio da Jornada da Transformação Digital, com a implementação de ferramentas habilitadoras da indústria 4.0. E, com foco no empreendedorismo, o UpLAB SENAI seleciona e acelera startups e empresas com base tecnológica e desenvolve o capital humano das indu´strias por meio de programas de intraempreendedorismo.